Saiba como atenuar os efeitos da foliculite após a depilação
Muito comum em quem utiliza aparelhos ou cremes depilatórios, a foliculite pode acometer várias regiões do corpo, causando inflamação e vermelhidão
Foliculite é uma inflamação aguda que atinge os folículos pilosos (onde os pelos se desenvolvem), tanto corporais quanto os da face, levando ao surgimento de bolinhas vermelhas na região afetada que geraram desconforto e coceira. Por sua aparência avermelhada e que muitas vezes que apresenta pus, a foliculite também é comumente confundida com acne, porém seu tratamento e causas são bem diferentes e merecem bastante atenção.
Normalmente a foliculite é causada por pelos encravados, mas também está relacionada a infecções por bactérias e fungos. No caso da foliculite mais superficial, devido ao uso de barbeadores, produtos químicos e roupas apertadas, que causam atrito e irritação no local e propiciam o desenvolvimento dessa inflamação nas nádegas, pernas, virilhas, pernas e braços, o tratamento pode ser realizado em casa e também em centros estéticos.
Tratamentos para atenuar a coceira e o desconforto, causados pela foliculite
O tratamento para a foliculite vai de acordo com sua causa e gravidade, por isso é necessário saber sua causa antes de iniciar o tratamento tópico, que deve ser recomendado por um dermatologista. Mas, em casos moderados, medidas caseiras ou tratamentos estéticos podem diminuir o desconforto.
- Compressas mornas com solução de água e sal (2 xícaras para 1 colher de chá) várias vezes ao dia no local afetado, auxiliando o processo de recuperação;
- Higienização adequada na região afetada, com água morna e sabão antisséptico, sempre secando com toalhas limpas.
- O uso de cremes ou pomadas dermatológicas também é comum, devido à ação anti-inflamatória que ambos possuem sobre as lesões.
- Agora, para quem quer ver-se livre não apenas da foliculite, mas também dos pelos, é possível combater essas inflamações e realizar depilações mais seguras através da depilação a laser, pois ela destrói o folículo piloso por completo.
- Há também a terapia fotodinâmica, que penetra nos folículos, causando sua destruição completa.
Mas esteja alerta, quando a infecção é causada por bactérias ou os processos infecciosos são graves e frequentes, pode ser necessário o uso de antibióticos ou medicamentos específicos, como corticoides. Em alguns casos, certos abscessos também podem necessitar de intervenção cirúrgica para a drenagem do pus, proporcionando alívio para a dor e desconforto e agilizando o processo de recuperação.