Os benefícios da drenagem linfática em processos pós-operatórios
A drenagem linfática é um procedimento muito procurado quando o assunto é recuperação pós-operatória, isso porque além de estimular uma recuperação mais rápida também traz diversos benefícios para o corpo.
Por que a drenagem linfática é benéfica?
Mesmo com tantos os avanços tecnológicos, que nos tiram o medo de possíveis complicações em cirurgias, fato é que nosso corpo continua a operar da mesma forma, ou seja, independente do quanto as tecnologias ou pesquisas avancem, ainda é possível que nosso corpo apresente situações adversas a esses procedimentos cirúrgicos.
Durante os momentos do pós-operatório, é bem comum que uma dessas situações adversas se apresente em forma de retenção de líquidos, causando inchaço em várias partes do corpo após a cirurgia. Nesse momento, o organismo passa a acumular mais líquidos do que o corpo consegue drenar. Sendo assim, fica claro que tratamentos pós-operatórios são realmente necessários para que nosso corpo tenha uma recuperação mais rápida e fácil.
Um desses tratamentos é a drenagem linfática, que passa a ser de grande auxílio para tratar a retenção hídrica, endurecimentos, fibroses e edemas que acontecem em decorrência da manipulação dos tecidos e também por conta do repouso constante no pós-operatório, que é necessário para uma recuperação total. E não apenas isso, a drenagem linfática também é uma ótima aliada em diversas fases do pós-operatório, como:
- Para melhorar a circulação sanguínea;
- Alívio para dores no corpo;
- Remoção de hematomas causados pela cirurgia;
- Aceleração do processo de cicatrização;
- Redução da fibrose.
A drenagem linfática também auxilia no aumento da hidratação do corpo e na nutrição celular, melhorando a aparência da pele.
Assim, de acordo com a indicação de um médico responsável, a drenagem linfática pode ser feita logo após a cirurgia, de maneira leve e cadenciada, variando seu número de sessões de acordo com a necessidade do paciente. Já que com o auxílio da drenagem linfática, é possível que o paciente volte às atividades regulares de forma rápida e confortável.
Mas, vale ressaltar que, a recuperação do pós-operatório não pode depender apenas da drenagem linfática. É aconselhável que o procedimento seja acompanhado por tratamentos que potencializam os resultados, como laser de baixa frequência, alongamentos e fisioterapia dermatofuncional, pois esses vão auxiliar na recuperação dos traumas sofridos pelo corpo.